Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital
Autor : Souza, Aguinaldo Gomes de
Palabras clave : Português escrito;Alunos surdos
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Pipa
Citación : SOUZA, Aguinaldo Gomes de. A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 3097-3114
Resumen en portugués brasileño: Ensinar a Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, para alunos surdos é um desafio. Desafio por se pretender ensinar uma língua oral-auditiva, na modalidade escrita, para sujeitos que não a conhecem na oralidade. E para auxiliar esse desafio, recorre-se ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, a acessibilidade digital, através dessas ferramentas apresenta recursos linguísticos dinâmicos para efetivar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa escrita de uma comunidade ouvinte, aplicada a sujeitos que a desconhecem na oralidade; ou seja, desconhecem o contexto sociocultural dessa língua, pois apesar de terem nascido no Brasil, não são usuários efetivos desse idioma. É preciso que a escola perceba que há necessidade de desenvolver um ensino pautado no bilinguismo. Uma vez que essa língua é, e deve ser trabalhada, como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, este artigo mostrará a relevância do uso das TICs no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, visto que essas exploram muito o aspecto espaço-visual. Com isso, o aluno surdo se percebe próximo do usuário efetivo da Língua Portuguesa e inserto nesse contexto linguístico social. Contexto esse que promove a interação para a construção da identidade cognitiva e sociocultural.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451
ISBN : 978-85-66530-41-4
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_agsouza.pdf857,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.