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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Aguinaldo Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T12:37:23Z | - |
dc.date.available | 2020-08-14T12:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Aguinaldo Gomes de. A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 3097-3114 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-66530-41-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pipa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português escrito | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.title | A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ensinar a Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, para alunos surdos é um desafio. Desafio por se pretender ensinar uma língua oral-auditiva, na modalidade escrita, para sujeitos que não a conhecem na oralidade. E para auxiliar esse desafio, recorre-se ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, a acessibilidade digital, através dessas ferramentas apresenta recursos linguísticos dinâmicos para efetivar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa escrita de uma comunidade ouvinte, aplicada a sujeitos que a desconhecem na oralidade; ou seja, desconhecem o contexto sociocultural dessa língua, pois apesar de terem nascido no Brasil, não são usuários efetivos desse idioma. É preciso que a escola perceba que há necessidade de desenvolver um ensino pautado no bilinguismo. Uma vez que essa língua é, e deve ser trabalhada, como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, este artigo mostrará a relevância do uso das TICs no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, visto que essas exploram muito o aspecto espaço-visual. Com isso, o aluno surdo se percebe próximo do usuário efetivo da Língua Portuguesa e inserto nesse contexto linguístico social. Contexto esse que promove a interação para a construção da identidade cognitiva e sociocultural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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