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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Aguinaldo Gomes de-
dc.date.accessioned2020-08-14T12:37:23Z-
dc.date.available2020-08-14T12:37:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Aguinaldo Gomes de. A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 3097-3114pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-66530-41-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPipapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortuguês escritopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleA revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digitalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEnsinar a Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, para alunos surdos é um desafio. Desafio por se pretender ensinar uma língua oral-auditiva, na modalidade escrita, para sujeitos que não a conhecem na oralidade. E para auxiliar esse desafio, recorre-se ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, a acessibilidade digital, através dessas ferramentas apresenta recursos linguísticos dinâmicos para efetivar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa escrita de uma comunidade ouvinte, aplicada a sujeitos que a desconhecem na oralidade; ou seja, desconhecem o contexto sociocultural dessa língua, pois apesar de terem nascido no Brasil, não são usuários efetivos desse idioma. É preciso que a escola perceba que há necessidade de desenvolver um ensino pautado no bilinguismo. Uma vez que essa língua é, e deve ser trabalhada, como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, este artigo mostrará a relevância do uso das TICs no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, visto que essas exploram muito o aspecto espaço-visual. Com isso, o aluno surdo se percebe próximo do usuário efetivo da Língua Portuguesa e inserto nesse contexto linguístico social. Contexto esse que promove a interação para a construção da identidade cognitiva e sociocultural.pt_BR
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