Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital |
Autor(es): | Souza, Aguinaldo Gomes de |
Palavras-chave: | Português escrito;Alunos surdos |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Pipa |
Citação: | SOUZA, Aguinaldo Gomes de. A revista eletrônica em sala de aula: um supor te para gêneros discursivos na esfera digital. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 3097-3114 |
Resumo: | Ensinar a Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, para alunos surdos é um desafio. Desafio por se pretender ensinar uma língua oral-auditiva, na modalidade escrita, para sujeitos que não a conhecem na oralidade. E para auxiliar esse desafio, recorre-se ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, a acessibilidade digital, através dessas ferramentas apresenta recursos linguísticos dinâmicos para efetivar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa escrita de uma comunidade ouvinte, aplicada a sujeitos que a desconhecem na oralidade; ou seja, desconhecem o contexto sociocultural dessa língua, pois apesar de terem nascido no Brasil, não são usuários efetivos desse idioma. É preciso que a escola perceba que há necessidade de desenvolver um ensino pautado no bilinguismo. Uma vez que essa língua é, e deve ser trabalhada, como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, este artigo mostrará a relevância do uso das TICs no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, visto que essas exploram muito o aspecto espaço-visual. Com isso, o aluno surdo se percebe próximo do usuário efetivo da Língua Portuguesa e inserto nesse contexto linguístico social. Contexto esse que promove a interação para a construção da identidade cognitiva e sociocultural. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53451 |
ISBN: | 978-85-66530-41-4 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_agsouza.pdf | 857,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.