Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
Type: Artigo de Periódico
Title: Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
Authors: Silva, Rodrigo Nunes da
Rodrigues, Linduarte Pereira
Keywords: Formação docente;Semântica cultural;Ensino de Língua Materna
Issue Date: 2020
Publisher: Gelne
Citation: SILVA, Rodrigo Nunes da; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 63-77.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
ISSN: 2236-0883 ON LINE
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_rnsilva.pdf496,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.