Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Nunes da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Linduarte Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-12T13:00:44Z | - |
dc.date.available | 2020-08-12T13:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodrigo Nunes da; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 63-77. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-0883 ON LINE | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Gelne | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Semântica cultural | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Materna | pt_BR |
dc.title | Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_rnsilva.pdf | 496,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.