Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente
Autor(es): Silva, Rodrigo Nunes da
Rodrigues, Linduarte Pereira
Palavras-chave: Formação docente;Semântica cultural;Ensino de Língua Materna
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Gelne
Citação: SILVA, Rodrigo Nunes da; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Estudos culturais como proposta de ensino de semântica: ressignificando a prática docente. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 63-77.
Resumo: O trabalho apresenta uma reflexão sobre os estudos culturais nas aulas de Língua Materna tendo como base a Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, traz uma proposta de abordagem didático-pedagógica, levando em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino. Uma vez que os fenômenos culturais e a língua são elementos indissociáveis na constituição de sentidos de palavras e expressões de dada comunidade, o estudo objetiva sugerir possibilidades de ensino com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais à contemporaneidade. Para tanto, ancora-se em estudos realizados por Candau (2014), Ferrarezi Jr. (2008), Rodrigues (2009) e nos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2002; 2013), entre outras bases teóricas. A pesquisa aprofunda e atualiza conceitos semânticos numa abordagem cultural e contemporânea dos estudos linguísticos, valorizando práticas educativas regionais que a educação básica poderá utilizar como forma de letramento escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53431
ISSN: 2236-0883 ON LINE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_rnsilva.pdf496,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.