Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
Type: Artigo de Periódico
Title: PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
Authors: Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Keywords: Formação de professores;Ensino- Espanhol;Práxis
Issue Date: 2020
Publisher: Gelne
Citation: ROSA, Acassia dos Anjos Santos Rosa; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 26-38.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho está situado naárea da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanholda Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP.Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusõesapontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica(FREIRE, 1970).
Abstract: ABSTRACTThis work is situated in the area of Applied Linguistics, focusing on the training of Spanish teachers. It aims to analyse the impressions of the undergraduate students of the Spanish and Portuguese / Spanish Language courses of the Federal University of Sergipe who have experienced participating in the following initial teacher education projects: the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciaand the Programa de Residência Pedagógica. The followed methodological approach was qualitative and interpretative, the research corpus consisted in a questionnaire applied to undergraduates who participated in the PIBID and in the RPat the same time. As a result, we highlight the reasons that lead undergraduates to participate in the projects, as well as the perceptions of future teachersregarding the two programs. It was also possible to measure the role that the programs play in undergraduate and how the approximation between theory and practice is effective in the projects. The conclusions indicate that both programs are important in the initial
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
ISSN: 2236-0883 ON LINE
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_aasrosa.pdf392,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.