Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Acassia dos Anjos Santos-
dc.contributor.authorMatos, Doris Cristina Vicente da Silva-
dc.date.accessioned2020-08-12T12:59:57Z-
dc.date.available2020-08-12T12:59:57Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationROSA, Acassia dos Anjos Santos Rosa; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 26-38.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0883 ON LINE-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429-
dc.description.abstractABSTRACTThis work is situated in the area of Applied Linguistics, focusing on the training of Spanish teachers. It aims to analyse the impressions of the undergraduate students of the Spanish and Portuguese / Spanish Language courses of the Federal University of Sergipe who have experienced participating in the following initial teacher education projects: the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciaand the Programa de Residência Pedagógica. The followed methodological approach was qualitative and interpretative, the research corpus consisted in a questionnaire applied to undergraduates who participated in the PIBID and in the RPat the same time. As a result, we highlight the reasons that lead undergraduates to participate in the projects, as well as the perceptions of future teachersregarding the two programs. It was also possible to measure the role that the programs play in undergraduate and how the approximation between theory and practice is effective in the projects. The conclusions indicate that both programs are important in the initialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGelnept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino- Espanholpt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.titlePIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho está situado naárea da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanholda Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP.Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusõesapontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica(FREIRE, 1970).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_aasrosa.pdf392,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.