Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53401
Type: Artigo de Periódico
Title: A filosofia enquanto cachimbo para duendes
Title in English: Philosophy as a smoking pipe for elves
Authors: Matos, Junot Cornélio
Ramos, Sérgio Ricardo Vieira
Keywords: Filosofia;Criticidade;Ensino de Filosofia;Educação
Issue Date: 2020
Publisher: Argumentos Revista de Filosofia
Citation: MATOS, Junot Cornélio; RAMOS, Sérgio Ricardo Vieira. A filosofia enquanto cachimbo para duendes. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 99-104, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O texto problematiza o contexto de perseguição e negação do Ensino de Filosofia. Trata-se de uma tentativa de descredenciar a presença da Filosofia na Escola apresentando-a como um conhecimento inútil, sem nenhuma serventia para a formação do jovem estudante. No dizer de um integrante da corte governamental, “cachimbo para duendes”. Os autores interpelam o que seria esse dito cujo “cachimbo” discutindo a importância da Filosofia e seu Ensino nos processos educacionais escolares; e, nesse sentido recoloca o papel crítico do filosofar e da Filosofia.
Abstract: The article problematizes the context of persecution and denial of the teaching process of philosophy. It is an attempt to discredit the presence of Philosophy in school by presenting it as useless knowledge, with no use for the training of the young student. In the words of a member of the government court, it can be referred as a “pipe for elves”. The authors question what would be this “pipe” as manner of discussing the importance of Philosophy and its teaching in school educational processes; and, in this sense, it replaces the critical role of philosophizing and philosophy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53401
ISSN: 1984-4255
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_jcmatossrvramos.pdf93,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.