Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.author | Ramos, Sérgio Ricardo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T12:33:46Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T12:33:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Junot Cornélio; RAMOS, Sérgio Ricardo Vieira. A filosofia enquanto cachimbo para duendes. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 99-104, jul./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53401 | - |
dc.description.abstract | The article problematizes the context of persecution and denial of the teaching process of philosophy. It is an attempt to discredit the presence of Philosophy in school by presenting it as useless knowledge, with no use for the training of the young student. In the words of a member of the government court, it can be referred as a “pipe for elves”. The authors question what would be this “pipe” as manner of discussing the importance of Philosophy and its teaching in school educational processes; and, in this sense, it replaces the critical role of philosophizing and philosophy. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Criticidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A filosofia enquanto cachimbo para duendes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto problematiza o contexto de perseguição e negação do Ensino de Filosofia. Trata-se de uma tentativa de descredenciar a presença da Filosofia na Escola apresentando-a como um conhecimento inútil, sem nenhuma serventia para a formação do jovem estudante. No dizer de um integrante da corte governamental, “cachimbo para duendes”. Os autores interpelam o que seria esse dito cujo “cachimbo” discutindo a importância da Filosofia e seu Ensino nos processos educacionais escolares; e, nesse sentido recoloca o papel crítico do filosofar e da Filosofia. | pt_BR |
dc.title.en | Philosophy as a smoking pipe for elves | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jcmatossrvramos.pdf | 93,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.