Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53375
Tipo: Resumo
Título: A vinda da Universidade para cá, me deu possibilidade de sonhar”: A interiorização das Universidades Federais e o acesso de jovens rurais aos cursos superiores
Autor(es): Paulo, Maria de Assunção Lima de
Palavras-chave: Ensino rural;Jovens-Ensino;Ensino agrícola
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: PAULO, Maria de Assunção Lima de. A vinda da Universidade para cá, me deu possibilidade de sonhar”: A interiorização das Universidades Federais e o acesso de jovens rurais aos cursos superiores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Resumo: Este trabalho é resultado de duas pesquisas realizadas na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- Sertão de Pernambuco, pertencente à UFRPE e no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Cariri paraibano, pertencente à UFCG, com o objetivo de compreender os efeitos da inserção nos cursos superiores de jovens rurais cujas famílias são agricultoras. Buscamos compreender como esses jovens estão construindo seus projetos profissionais e de vida e qual a relação com o espaço rural ao qual pertencem, bem como os efeitos presentes nas relações com suas famílias e comunidades. As pesquisas foram desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2015, através de metodologias quantitativas e qualitativas. Para este artigo, iremos trazer a análise de entrevistas realizadas com 32 alunos de cursos e gêneros diferentes. Queremos demonstrar como as diferenças de perspectiva dos cursos influenciam nos projetos de vida desses jovens.. Como resultados podemos apontar que os cursos mais ligados a uma proposta de educação direcionada para a região, tem contribuído não apenas para aumentar o desejo de permanecer no campo, mas despertado um olhar positivo para o semiárido; além de estar contribuindo para a desconstrução de uma visão conservadora da política local, favorecendo um pensamento crítico por parte desses jovens, que repercute na forma como se relaciona com a família, podendo contribuir para mudanças nas relações desiguais de gênero e geração presentes no modelo de família camponesa.
URI: 2236-6636
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53375
Aparece nas coleções:PPGP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_malpaulo.pdf66,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.