Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paulo, Maria de Assunção Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-10T12:01:19Z | - |
dc.date.available | 2020-08-10T12:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Maria de Assunção Lima de. A vinda da Universidade para cá, me deu possibilidade de sonhar”: A interiorização das Universidades Federais e o acesso de jovens rurais aos cursos superiores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53375 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | Ensino rural | pt_BR |
dc.subject | Jovens-Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino agrícola | pt_BR |
dc.title | A vinda da Universidade para cá, me deu possibilidade de sonhar”: A interiorização das Universidades Federais e o acesso de jovens rurais aos cursos superiores | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é resultado de duas pesquisas realizadas na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- Sertão de Pernambuco, pertencente à UFRPE e no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Cariri paraibano, pertencente à UFCG, com o objetivo de compreender os efeitos da inserção nos cursos superiores de jovens rurais cujas famílias são agricultoras. Buscamos compreender como esses jovens estão construindo seus projetos profissionais e de vida e qual a relação com o espaço rural ao qual pertencem, bem como os efeitos presentes nas relações com suas famílias e comunidades. As pesquisas foram desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2015, através de metodologias quantitativas e qualitativas. Para este artigo, iremos trazer a análise de entrevistas realizadas com 32 alunos de cursos e gêneros diferentes. Queremos demonstrar como as diferenças de perspectiva dos cursos influenciam nos projetos de vida desses jovens.. Como resultados podemos apontar que os cursos mais ligados a uma proposta de educação direcionada para a região, tem contribuído não apenas para aumentar o desejo de permanecer no campo, mas despertado um olhar positivo para o semiárido; além de estar contribuindo para a desconstrução de uma visão conservadora da política local, favorecendo um pensamento crítico por parte desses jovens, que repercute na forma como se relaciona com a família, podendo contribuir para mudanças nas relações desiguais de gênero e geração presentes no modelo de família camponesa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_malpaulo.pdf | 66,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.