Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
Tipo: | Resumo |
Título : | Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada |
Autor : | Sales, Ana Cíntia Moreira |
Palabras clave : | Cultura;Sociologia;Literatura |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | SBS |
Citación : | SALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Nesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373 |
ISSN : | 2236-6636 |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_acmsales.pdf | 63,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.