Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Ana Cíntia Moreira-
dc.date.accessioned2020-08-10T12:00:15Z-
dc.date.available2020-08-10T12:00:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titlePráticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letradapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_acmsales.pdf63,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.