Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Ana Cíntia Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-10T12:00:15Z | - |
dc.date.available | 2020-08-10T12:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_acmsales.pdf | 63,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.