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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53348
Tipo: | Dissertação |
Título: | Do sangue à tinta: a escrita de si como mediação para a autonomia de estudantes que se autolesionam |
Autor(es): | Madeira, Luis Claudio Nogueira |
Orientador: | Dieb, Messias Holanda |
Palavras-chave: | Escrita de si.;Letramento.;Autolesão não-suicida.;Autonomia.;Adolescência. |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MADEIRA, Luis Claudio Nogueira. Do sangue à tinta: a escrita de si como mediação para a autonomia de estudantes que se autolesionam. 2020. 281f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020 |
Resumo: | A autolesão não-suicida (self-cutting) é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da escola não só no Brasil, mas nos diversos continentes. Segundo estudos a prevalência estimada é de que 8,9% de adolescentes do sexo feminino entre 15 e 16 anos apresentam autolesão não-suicida, porquanto isso evidencia que o problema atinge uma parcela vulnerável e importante da população e que os esforços da comunidade científica internacional, assim como dos organismos de proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente, demandam produção de conhecimento sobre o fenômeno. Nesse estudo a autolesão na adolescência é lida como tendo sua gênese na dificuldade de simbolização diante das situações adversas, uma vez que essas jovens não tiveram a oportunidade de desenvolver autonomia diante de uma realidade psicossocial de assujeitamento. O objetivo da pesquisa foi analisar a mediação dos processos de escrita de si na construção da autonomia de estudantes que se autolesionam. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se o Ateliê de Escrita de Si, um processo formativo escolar permeado de práticas de letramento em escrita de si organizadas a partir de uma série de 13 sessões semiestruturadas. Nele, as adolescentes elaboraram 57 produções entre escritos, desenhos e quadrinhos que foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. O Ateliê possibilitou um alargamento e aprofundamento da autonomia das participantes a medida em que elas fortaleciam seu autoconhecimento, sua autoaceitação e a ressignificação de suas vivências. Os dados relevaram ainda aspectos das subjetividades das jovens na relação consigo mesmas, com suas respectivas famílias e amigos, nas relações de gênero, na escola e na apropriação de elementos culturais underground/góticos. As estudantes expressaram sentidos nas suas práticas de autolesão em função de culpabilização e estigmatização, para obter alívio e fuga de estados emocionais desconfortáveis, bem como, relacionados a solidão e a dificuldade de socialização. Por fim, evidenciou-se o potencial da escrita de si para o acesso do pesquisador aos sentidos e processos psíquicos, educacionais e sociais na mediação com adolescentes que se autolesionam. |
Abstract: | Non-suicidal self-harm is a reality that is increasingly present in the daily life of schools, not only in Brazil but in different continents. According to studies, the estimated prevalence is that 8.9% of female adolescents between 15 and 16 years old present non-suicidal self-harm, as this shows that the problem affects a vulnerable and important part of the population and that the efforts of the international scientific community , as well as child and adolescent protection and development agencies, demand production of knowledge about the phenomenon. In this study, self-injury in adolescence is read as having its genesis in the difficulty of symbolizing in the face of adverse situations, since these young women did not have the opportunity to develop autonomy in the face of a psychosocial reality of subjection. The objective of the research was to analyze the mediation of self-writing processes in the construction of the autonomy of self-insulting students. For the development of the research, the Ateliê de Escrita de Si was held, a school formative process permeated with literacy practices in self-writing organized from a series of 13 semi-structured sessions. In it, the adolescents elaborated 57 productions among writings, drawings and comics that were analyzed through the Discursive Textual Analysis. The Ateliê enabled the widening and deepening of the participants' autonomy as they strengthened their self-knowledge, their selfacceptance and the reframing of their experiences. The data also revealed aspects of the subjectivity of young women in their relationship with themselves, with their respective families and friends, in gender relations, at school and in the appropriation of underground / gothic cultural elements. The students expressed meanings in their self-harm practices due to guilt and stigmatization, in order to obtain relief and escape from uncomfortable emotional states, as well as, related to loneliness and difficulty in socializing. Finally, the potential of self-writing for the researcher's access to psychic, educational and social senses and processes in mediation with self-insulting adolescents was evidenced. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53348 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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