Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53231
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mídia-educação: TIC na escola para contribuir com educação ambiental |
Título em inglês: | Midia Education: ICT at school to contribute to enviromenmental education |
Autor(es): | Silva, Thaiane Firmino da Silva Lima, Maria Érica de Oliveira |
Palavras-chave: | Mídia - Educação;Podcast;Escola |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Unininter de comunicação |
Citação: | SILVA, Thaiane Firmino da;LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia-educação:TIC na escola para contribuir com educação ambiental. Revista Uninter de Comunicação. v. 8, n. 14 jun. 2020. p.40-54 |
Resumo: | Desenvolvida em escola pública, esta investigação foi executada à luz da mídiaeducação, sob a perspectiva do Princípio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivação da educação para as mídias, com as mídias, sobre as mídias e pelas mídias. Tendo como principal propósito a utilização do podcast como ferramenta para o despertamento da conscientização ambiental, este estudo está firmado nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Seu desenvolvimento apontou que práticas satisfatórias na relação do indivíduo com o meio dependem de acesso à informação e do senso de responsabilidade. Deixou evidente que a educação ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e apontar soluções para problemáticas presentes no dia a dia. Palavras-chave: |
Abstract: | Developed in a public school, this research was carried out in the light of media education, from the perspective of the Responsibility Principle, and considered increasing portability as a major factor in bringing to light the need for effective media education with the media on the media and the media. With the main purpose of using the podcast as a tool for awakening environmental awareness, this study is based on the theoreticalmethodological assumptions of action research. Their development pointed out that satisfactory practices in the individual's relationship with the environment depend on access to information and a sense of responsibility. It made clear that environmental education needs to move away from obsolete approaches and point out solutions to everyday problems |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53231 |
ISSN: | 2357-9870 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_tfsilva.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.