Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53035
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da estrutura do currículo do ensino superior com aprendizado de máquina
Título en inglés: Evaluation of the structure of the higher education curriculum using machine learning
Autor : Araújo Neto, Antônio Nilo de
Tutor: Gomes, João Paulo Pordeus
Co-asesor: Santos, Emanuele Marques dos
Palabras clave : Aprendizado de máquina;Estrutura curricular;Análise pedagógica;Método de controle sintético;Estrutura de graduação
Fecha de publicación : 2018
Citación : ARAÚJO NETO, Antônio Nilo de. Avaliação da estrutura do currículo do ensino superior com aprendizado de máquina. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A estrutura curricular de um curso de graduação é um assunto de extrema importância para a educação do ensino superior, pois é ela quem define não apenas o conteúdo programático que os alunos verão no curso, como também a ordem cronológica na qual os alunos verão esse conteúdo. Uma estrutura mal construída pode comprometer a formação do aluno, ou até mesmo produzir a evasão dos estudantes, um problema bastante frequente no ensino superior brasileiro. Essa estrutura tradicionalmente é construída a partir de critérios qualitativos, podendo ser suportados através de diretrizes, mas que acabam sendo elaborados a partir do bom senso dos educadores responsáveis pela concepção do currículo, ou seja, aquilo que eles creem como sendo necessário para a formação dos estudantes. Neste trabalho, utilizaremos o método de controle sintético, um modelo de regressão linear que pode fazer uso de conhecimento especialista, juntamente com os dados dos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará, para fornecer um ferramentário quantitativo para auxiliar na avaliação do desempenho dos alunos e da estrutura curricular a partir da relação entre as disciplinas do curso.
Abstract: The curricular structure of a bachelor degree is a very important matter for education as a whole, and it’s development usually revolves around qualitative factors. In the present work, we’ll use the synthetic control method, alongside the data from the students of Computer Science from Universidade Federal do Ceará, to provide a quantitative framework to evaluate such structure The curricular structure of a bachelor degree is of utmost importance for higher education, as it defines not only the contents of the degree itself, but also the chronological order of under which the students will study this content. A poorly built structure might compromise the degree, or even increase the drop out rates of the students, a frequent problem in brazilian higher education. This structure traditionally is made upon qualitative criteria, which then relies on the good sense of the pedagogycal professionals involved in the production of this structure, which will reflect what the educators believe should be present in the curricula. In the present work, we’ll use the Synthetic Control Method, a linear regression model which can make use of specialist domain knowledge, together with the data of students from Computer Science degree in Universidade Federal do Ceará, in order to provide a quantitative toolkit to assist in the evaluation of the performance of the students and of the curricular structure based on the relationship between the disciplines of the course.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53035
Aparece en las colecciones: DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_anaraujoneto.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.