Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, João Paulo Pordeus-
dc.contributor.authorAraújo Neto, Antônio Nilo de-
dc.date.accessioned2020-07-21T16:37:36Z-
dc.date.available2020-07-21T16:37:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO NETO, Antônio Nilo de. Avaliação da estrutura do currículo do ensino superior com aprendizado de máquina. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53035-
dc.description.abstractThe curricular structure of a bachelor degree is a very important matter for education as a whole, and it’s development usually revolves around qualitative factors. In the present work, we’ll use the synthetic control method, alongside the data from the students of Computer Science from Universidade Federal do Ceará, to provide a quantitative framework to evaluate such structure The curricular structure of a bachelor degree is of utmost importance for higher education, as it defines not only the contents of the degree itself, but also the chronological order of under which the students will study this content. A poorly built structure might compromise the degree, or even increase the drop out rates of the students, a frequent problem in brazilian higher education. This structure traditionally is made upon qualitative criteria, which then relies on the good sense of the pedagogycal professionals involved in the production of this structure, which will reflect what the educators believe should be present in the curricula. In the present work, we’ll use the Synthetic Control Method, a linear regression model which can make use of specialist domain knowledge, together with the data of students from Computer Science degree in Universidade Federal do Ceará, in order to provide a quantitative toolkit to assist in the evaluation of the performance of the students and of the curricular structure based on the relationship between the disciplines of the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectEstrutura curricularpt_BR
dc.subjectAnálise pedagógicapt_BR
dc.subjectMétodo de controle sintéticopt_BR
dc.subjectEstrutura de graduaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da estrutura do currículo do ensino superior com aprendizado de máquinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSantos, Emanuele Marques dos-
dc.description.abstract-ptbrA estrutura curricular de um curso de graduação é um assunto de extrema importância para a educação do ensino superior, pois é ela quem define não apenas o conteúdo programático que os alunos verão no curso, como também a ordem cronológica na qual os alunos verão esse conteúdo. Uma estrutura mal construída pode comprometer a formação do aluno, ou até mesmo produzir a evasão dos estudantes, um problema bastante frequente no ensino superior brasileiro. Essa estrutura tradicionalmente é construída a partir de critérios qualitativos, podendo ser suportados através de diretrizes, mas que acabam sendo elaborados a partir do bom senso dos educadores responsáveis pela concepção do currículo, ou seja, aquilo que eles creem como sendo necessário para a formação dos estudantes. Neste trabalho, utilizaremos o método de controle sintético, um modelo de regressão linear que pode fazer uso de conhecimento especialista, juntamente com os dados dos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará, para fornecer um ferramentário quantitativo para auxiliar na avaliação do desempenho dos alunos e da estrutura curricular a partir da relação entre as disciplinas do curso.pt_BR
dc.title.enEvaluation of the structure of the higher education curriculum using machine learningpt_BR
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_anaraujoneto.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.