Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53009
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia gamificada para disciplinas da engenharia de alimentos
Autor : Nascimento, Clarissa Pacheco Fernandes
Maia Neto, André Moreira
Lopes, Marcos Vinícius Aquino
Eça, Kaliana Sitonio
Palabras clave : Metodologia ativa;Kahoot;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Realize Eventos
Citación : NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; MAIA NETO, André Moreira; LOPES, Marcos Vinícius Aquino, EÇA, Kaliana Sitonio. Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia gamificada para disciplinas da engenharia de alimentos. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumen en portugués brasileño: A utilização de jogos didáticos vem se tornando cada vez mais presente nas salas de aula uma vez que são ferramentas que contribuem para o processo ensino-aprendizado, proporcionando uma maior dinamicidade e melhorando a interação entre os participantes. Estas se enquadram na categoria de metodologias ativas por estimularem um comportamento protagonista dos alunos e reforçar habilidades importantes, como: capacidade argumentativa, estímulo ao pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. Tendo em vista isso, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e a analisar uma estratégia gamificada utilizada como ferramenta para proporcionar engajamento e interesse dos alunos nas aulas introdutórias das disciplinas de Fenômenos de Transportes I e II no curso de Engenharia de Alimentos. A estratégia gamificada foi composta por recursos digitais (Kahoot!), não digitais (jogos de sorte associados a desafios), sistemas de recompensa (moedas de premiação) e o fator da aleatoriedade (questões não relacionadas a disciplina e jogos de sorte). A partir dos resultados obtidos, foi possível comprovar que o sistema de notas como recompensa favoreceu para que o jogo não se tornasse monótono. A avaliação do jogo pelos alunos mostrou-se positiva, evidenciando que a metodologia aplicada atendeu as expectativas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53009
ISBN : 978-65-86901-07-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_capliv_cpfnascimento.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.