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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Clarissa Pacheco Fernandes | - |
dc.contributor.author | Maia Neto, André Moreira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Marcos Vinícius Aquino | - |
dc.contributor.author | Eça, Kaliana Sitonio | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T11:49:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T11:49:10Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Clarissa Pacheco Fernandes; MAIA NETO, André Moreira; LOPES, Marcos Vinícius Aquino, EÇA, Kaliana Sitonio. Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia gamificada para disciplinas da engenharia de alimentos. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53009 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Kahoot | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e aplicação de uma estratégia gamificada para disciplinas da engenharia de alimentos | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A utilização de jogos didáticos vem se tornando cada vez mais presente nas salas de aula uma vez que são ferramentas que contribuem para o processo ensino-aprendizado, proporcionando uma maior dinamicidade e melhorando a interação entre os participantes. Estas se enquadram na categoria de metodologias ativas por estimularem um comportamento protagonista dos alunos e reforçar habilidades importantes, como: capacidade argumentativa, estímulo ao pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. Tendo em vista isso, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver, aplicar e a analisar uma estratégia gamificada utilizada como ferramenta para proporcionar engajamento e interesse dos alunos nas aulas introdutórias das disciplinas de Fenômenos de Transportes I e II no curso de Engenharia de Alimentos. A estratégia gamificada foi composta por recursos digitais (Kahoot!), não digitais (jogos de sorte associados a desafios), sistemas de recompensa (moedas de premiação) e o fator da aleatoriedade (questões não relacionadas a disciplina e jogos de sorte). A partir dos resultados obtidos, foi possível comprovar que o sistema de notas como recompensa favoreceu para que o jogo não se tornasse monótono. A avaliação do jogo pelos alunos mostrou-se positiva, evidenciando que a metodologia aplicada atendeu as expectativas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_capliv_cpfnascimento.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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