Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52942
Type: Capítulo de Livro
Title: Universidade e escola: em busca de um diálogo
Authors: Amaral, Maria Gerlaine Belchior
Keywords: Universidade;Escola;Socialização
Issue Date: 2020
Publisher: Realize eventos
Citation: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. Universidade e escola: em busca de um diálogo In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A socialização do saber é uma temática contemporânea presente no debate acadêmico em âmbito local, nacional e internacional. Os achados do campo científico são subsídios incomensuráveis para subsidiar a formação dos professores e, por conseguinte a melhorar o padrão de qualidade do ensino. Ciente de tal realidade este trabalho traz para o âmbito acadêmico a discussão acerca da necessidade de que seja intensificada a interlocução entre a universidade e a escola. Metodologia: foi realizado um levantamento bibliográfico com aporte teórico nos seguintes autores: Sousa (2008), Marcondes (2006), Carvalho (2004), Garcia (2001), Loiola (1991), entre outros. Também foi realizada a consulta e análise dos seguintes documentos: Declaração de Berlim sobre Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades; Declaração de Salvador sobre Acesso Aberto: a perspectiva dos países em desenvolvimento. Quanto aos resultados, no campo educacional é possível afirmar que por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações os professores da Educação Básica podem ter acesso aos conhecimentos produzidos no âmbito da pós-graduação brasileira e melhorar de modo substancial sua formação docente. Assim, as práticas educativas têm maiores possibilidades de serem aprimoradas à luz do conhecimento científico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52942
ISSN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_mgbamaral.pdf138,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.