Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Penha, Gabriel Petter da | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T12:13:54Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13T12:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PENHA, Gabriel Petter da; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos. Dornelas In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo procura apreender a representação social da profissão docente no filme brasileiro Tudo que aprendemos juntos (2015), a fim de discutir uma notória contradição do magistério no nosso país: a valorização social do professor, não obstante a sistemática desvalorização da docência profissional. Partimos do pressuposto de que o cinema é uma arte de cunho industrial e um poderoso meio de comunicação de massa cujo discurso gera e difunde representações sociais, as quais, entre outros aspectos fundantes, influenciam na constituição da identidade docente. Em função da preponderância do discurso liberal nos debates contemporâneos acerca da educação, o exercício do magistério ganha novas atribuições, devendo, em última instância, dirimir os problemas sociais que contribuem para o fracasso escolar. Uma evidente descaracterização do magistério, que gera expectativas equivocadas a respeito da profissão, bem como do profissional professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_gppenha.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.