Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos
Autor : Penha, Gabriel Petter da
Albuquerque, Luiz Botelho
Palabras clave : Formação docente;Representação social;Cinema
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Realize eventos
Citación : PENHA, Gabriel Petter da; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos. Dornelas In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo procura apreender a representação social da profissão docente no filme brasileiro Tudo que aprendemos juntos (2015), a fim de discutir uma notória contradição do magistério no nosso país: a valorização social do professor, não obstante a sistemática desvalorização da docência profissional. Partimos do pressuposto de que o cinema é uma arte de cunho industrial e um poderoso meio de comunicação de massa cujo discurso gera e difunde representações sociais, as quais, entre outros aspectos fundantes, influenciam na constituição da identidade docente. Em função da preponderância do discurso liberal nos debates contemporâneos acerca da educação, o exercício do magistério ganha novas atribuições, devendo, em última instância, dirimir os problemas sociais que contribuem para o fracasso escolar. Uma evidente descaracterização do magistério, que gera expectativas equivocadas a respeito da profissão, bem como do profissional professor.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
ISBN : 978-65-86901-07-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_capliv_gppenha.pdf138,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.