Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista |
Título en inglés: | The challenge of teachers in the construction of a democratic public school in capitalist context |
Autor : | Zientarski, Clarice Sagrillo, Daniele Rorato Pereira, Sueli Menezes |
Palabras clave : | Gestão Democrática;Escola Pública;Capitalismo |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista e-Curriculum PUC-SP |
Citación : | ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista. Revista e-Curriculum PUC-SP, São Paulo, SP, v. 11, n. 1, p. 114-135, abr. 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser essa, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo. |
Abstract: | The article discusses the possibilities for democratic education in capitalist society and in it, the role of teachers as members of the school community face to the democratic management of the public school. It analyzes if the dimensions of an education for democracy are present in school, considering the democratic values and the training for decision-making at all levels. It integrates the investigations conducted by the Research Project in Public Policy and Educational Management from Federal University of Santa Maria /RS. It is based on contrapositions between thinkers liberals, progressives and marxists who examine this issue. The study demonstrates, in investigations carried out in the Centre Region AM / RS, the democratic management of public schools is far from being a reality. It points that democracy, understood as people's power, can not be effective in capitalist society, because it is, in essence, incompatible with democracy, considering that capitalism limits the power of the people. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619 |
ISSN : | 1809-3876 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_czientarskidrsagrillo.pdf | 236,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.