Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZientarski, Clarice-
dc.contributor.authorSagrillo, Daniele Rorato-
dc.contributor.authorPereira, Sueli Menezes-
dc.date.accessioned2020-06-26T18:59:00Z-
dc.date.available2020-06-26T18:59:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista. Revista e-Curriculum PUC-SP, São Paulo, SP, v. 11, n. 1, p. 114-135, abr. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619-
dc.description.abstractThe article discusses the possibilities for democratic education in capitalist society and in it, the role of teachers as members of the school community face to the democratic management of the public school. It analyzes if the dimensions of an education for democracy are present in school, considering the democratic values and the training for decision-making at all levels. It integrates the investigations conducted by the Research Project in Public Policy and Educational Management from Federal University of Santa Maria /RS. It is based on contrapositions between thinkers liberals, progressives and marxists who examine this issue. The study demonstrates, in investigations carried out in the Centre Region AM / RS, the democratic management of public schools is far from being a reality. It points that democracy, understood as people's power, can not be effective in capitalist society, because it is, in essence, incompatible with democracy, considering that capitalism limits the power of the people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista e-Curriculum PUC-SPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.titleO desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser essa, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo.pt_BR
dc.title.enThe challenge of teachers in the construction of a democratic public school in capitalist contextpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_czientarskidrsagrillo.pdf236,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.