Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zientarski, Clarice | - |
dc.contributor.author | Sagrillo, Daniele Rorato | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sueli Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T18:59:00Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T18:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista. Revista e-Curriculum PUC-SP, São Paulo, SP, v. 11, n. 1, p. 114-135, abr. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-3876 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619 | - |
dc.description.abstract | The article discusses the possibilities for democratic education in capitalist society and in it, the role of teachers as members of the school community face to the democratic management of the public school. It analyzes if the dimensions of an education for democracy are present in school, considering the democratic values and the training for decision-making at all levels. It integrates the investigations conducted by the Research Project in Public Policy and Educational Management from Federal University of Santa Maria /RS. It is based on contrapositions between thinkers liberals, progressives and marxists who examine this issue. The study demonstrates, in investigations carried out in the Centre Region AM / RS, the democratic management of public schools is far from being a reality. It points that democracy, understood as people's power, can not be effective in capitalist society, because it is, in essence, incompatible with democracy, considering that capitalism limits the power of the people. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista e-Curriculum PUC-SP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.title | O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser essa, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo. | pt_BR |
dc.title.en | The challenge of teachers in the construction of a democratic public school in capitalist context | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_czientarskidrsagrillo.pdf | 236,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.