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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista
Título em inglês: The challenge of teachers in the construction of a democratic public school in capitalist context
Autor(es): Zientarski, Clarice
Sagrillo, Daniele Rorato
Pereira, Sueli Menezes
Palavras-chave: Gestão Democrática;Escola Pública;Capitalismo
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista e-Curriculum PUC-SP
Citação: ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista. Revista e-Curriculum PUC-SP, São Paulo, SP, v. 11, n. 1, p. 114-135, abr. 2013.
Resumo: O artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser essa, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo.
Abstract: The article discusses the possibilities for democratic education in capitalist society and in it, the role of teachers as members of the school community face to the democratic management of the public school. It analyzes if the dimensions of an education for democracy are present in school, considering the democratic values and the training for decision-making at all levels. It integrates the investigations conducted by the Research Project in Public Policy and Educational Management from Federal University of Santa Maria /RS. It is based on contrapositions between thinkers liberals, progressives and marxists who examine this issue. The study demonstrates, in investigations carried out in the Centre Region AM / RS, the democratic management of public schools is far from being a reality. It points that democracy, understood as people's power, can not be effective in capitalist society, because it is, in essence, incompatible with democracy, considering that capitalism limits the power of the people.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52619
ISSN: 1809-3876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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