Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. |
Autor(es): | Silva, Manuelle Araújo da |
Palavras-chave: | Educação;Imprensa |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | SILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação |
Resumo: | O presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos. |
URI: | 2237-2922 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_masilva.pdf | 179,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.