Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título : | Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. |
| Autor : | Silva, Manuelle Araújo da |
| Palabras clave : | Educação;Imprensa |
| Fecha de publicación : | 2016 |
| Editorial : | UFC |
| Citación : | SILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação |
| Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos. |
| URI : | 2237-2922 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_eve_masilva.pdf | 179,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.