Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52595
Type: Artigo de Periódico
Title: Editorial
Authors: Costa, Maria Helenice Araújo
Brito, Mariza Angélica Paiva
Keywords: Editorial;Linguística Textual;Multimodalidade;Gênero textual;Letramento;Intertextualidade
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Linguagem em Foco
Citation: COSTA, Maria Helenice Araújo; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 9-10, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta edição de Linguagem em foco – Volume 8, Número 1 – congrega 11 textos resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos estudos do texto, muitas das quais apresentadas no I Simpósio de Linguística Textual, ocorrido na Universidade Federal do Ceará em 2015 e organizado pelo Grupo de Pesquisa Protexto. Apesar de inseridos todos nessa temática geral, os artigos apresentam uma considerável variedade tendo em vista as diferenças em termos de objeto estudo, base teórica e tipo de pesquisa. Abre a coletânea o artigo O papel da imagem na atribuição dos sentidos, da autoria de Suelene Silva Oliveira Nascimento e Mônica Magalhães Cavalcante. Estabelecendo uma interface entre a teoria da multimodalidade (fundada na Gramática do Design Visual – GDV) e a Linguística Textual, as autoras analisam as possibilidades de leitura para o curta-metragem Vida Maria, um filme em computação gráfica. Para ilustrar a análise, contam com a colaboração de sujeitos leitores, os quais são instados a responder a questões relacionada à metafunção composicional na leitura do texto multissemiótico. Como conclusão, consideram a necessidade de esse tipo de leitura chegar às salas de aula. No segundo texto, Os gêneros e as interações em teletandem institucional e integrado: quais são, como são, o que são?, Solange Aranha trata de um estudo relacionado ao ensino de línguas. Tomando por base a teoria dos gêneros, a autora analisa sessões de teletanden reunindo um brasileiro e um norte-americano que buscam aprender, respectivamente, Inglês e Português, e que para isso se ajudam mutuamente na correção de seus textos escritos na segunda língua. Como conclusão, a autora considera necessário estudar os múltiplos gêneros que surgem nesse tipo de interação. Segundo observa, a própria atividade desenvolvida pelos interactantes pode ser considerada um gênero. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52595
ISSN: 2674-8266
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_mhacostamapbrito.pdf67,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.