Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria Helenice Araújo-
dc.contributor.authorBrito, Mariza Angélica Paiva-
dc.date.accessioned2020-06-26T04:14:48Z-
dc.date.available2020-06-26T04:14:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Helenice Araújo; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 9-10, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52595-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.titleEditorialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta edição de Linguagem em foco – Volume 8, Número 1 – congrega 11 textos resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos estudos do texto, muitas das quais apresentadas no I Simpósio de Linguística Textual, ocorrido na Universidade Federal do Ceará em 2015 e organizado pelo Grupo de Pesquisa Protexto. Apesar de inseridos todos nessa temática geral, os artigos apresentam uma considerável variedade tendo em vista as diferenças em termos de objeto estudo, base teórica e tipo de pesquisa. Abre a coletânea o artigo O papel da imagem na atribuição dos sentidos, da autoria de Suelene Silva Oliveira Nascimento e Mônica Magalhães Cavalcante. Estabelecendo uma interface entre a teoria da multimodalidade (fundada na Gramática do Design Visual – GDV) e a Linguística Textual, as autoras analisam as possibilidades de leitura para o curta-metragem Vida Maria, um filme em computação gráfica. Para ilustrar a análise, contam com a colaboração de sujeitos leitores, os quais são instados a responder a questões relacionada à metafunção composicional na leitura do texto multissemiótico. Como conclusão, consideram a necessidade de esse tipo de leitura chegar às salas de aula. No segundo texto, Os gêneros e as interações em teletandem institucional e integrado: quais são, como são, o que são?, Solange Aranha trata de um estudo relacionado ao ensino de línguas. Tomando por base a teoria dos gêneros, a autora analisa sessões de teletanden reunindo um brasileiro e um norte-americano que buscam aprender, respectivamente, Inglês e Português, e que para isso se ajudam mutuamente na correção de seus textos escritos na segunda língua. Como conclusão, a autora considera necessário estudar os múltiplos gêneros que surgem nesse tipo de interação. Segundo observa, a própria atividade desenvolvida pelos interactantes pode ser considerada um gênero. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mhacostamapbrito.pdf67,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.