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Type: Artigo de Periódico
Title: Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras
Other Titles: Gestión de tono de divulgaciones voluntarias en comunicados de prensa de las sociedades cotizadas en Brasil
Title in English: Tone management of volunteer disclosures in Brazilian public companies press releases
Authors: Souza, Paulo Vitor Souza de
Silva, Polyana Batista da
Keywords: Gerenciamento de tons;Gerenciamento de resultados;Divulgação voluntária;Análise textual;Press releases
Issue Date: 2020
Publisher: Diogo de Queiroz Machado
Citation: SOUZA, Paulo Vitor Souza de; SILVA, Polyana Batista da. Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 18, n. 1, p. 39-51, jan./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo objetiva verificar se companhias abertas brasileiras manipulam informações qualitativas mediante gerenciamento de tons. Foram selecionadas 43 empresas pertencentes ao Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), com dados trimestrais entre 2017 e 2018. Os dados referentes a tonalidade positiva foram formatados mediante classificação de palavras de Loughran e McDonald (2011), retiradas dos press releases divulgados voluntariamente pelas companhias e analisados pelo software Atlas.ti8. O índice foi regredido contra os accruals discricionários obtidos em dois modelos de gerenciamento de resultados. Os resultados apontam para relação negativa e significativa entre o gerenciamento contábil e a tonalidade positiva dos relatórios, ou seja, companhias com maior tom positivo gerenciam menos resultados. Esses achados apresentam informações relevantes por evidenciar a qualidade dos textos contidos nos relatórios das companhias.
Abstract: This article aims to verify whether Brazilian public companies manipulate qualitative information through tone management. 43 companies belonging to the Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3) were selected, with quarterly data between 2017 and 2018. The data referring to a positive tone were formatted by word classification by Loughran and McDonald (2011), taken from the press releases voluntarily by the companies and analyzed by Atlas.ti8. The index was regressed against the discretionary accruals obtained in two earnings management models. The results point to a negative and significant relationship between accounting management and the positive tone of the reports, that is, companies with a higher positive tone manage less results. These findings present relevant information as it highlights the quality of the texts contained in the companies' reports.
Abstract in Spanish: Este artículo tiene como objetivo verificar si las empresas públicas brasileñas manipulan información cualitativa a través de la gestión del tono. Se seleccionaron 43 empresas pertenecientes a Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), con datos trimestrales entre 2017 y 2018. Los datos relacionados con el tono positivo fueron formateados por clasificación de palabras por Loughran y McDonald (2011), tomados de los comunicados de prensa publicados voluntariamente por las compañías y analizados por Software Atlas.ti8. El índice retrocedió contra las acumulaciones discrecionales obtenidas en dos modelos de gestión de ganancias. Los resultados apuntan a una relación negativa y significativa entre la gestión contable y el tono positivo de los informes, es decir, las empresas con un tono positivo más alto manejan menos resultados. Estos hallazgos presentan información relevante ya que destaca la calidad de los textos contenidos en los informes de las empresas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52503
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

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