Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Paulo Vitor Souza de-
dc.contributor.authorSilva, Polyana Batista da-
dc.date.accessioned2020-06-22T13:59:31Z-
dc.date.available2020-06-22T13:59:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Vitor Souza de; SILVA, Polyana Batista da. Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 18, n. 1, p. 39-51, jan./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52503-
dc.description.abstractThis article aims to verify whether Brazilian public companies manipulate qualitative information through tone management. 43 companies belonging to the Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3) were selected, with quarterly data between 2017 and 2018. The data referring to a positive tone were formatted by word classification by Loughran and McDonald (2011), taken from the press releases voluntarily by the companies and analyzed by Atlas.ti8. The index was regressed against the discretionary accruals obtained in two earnings management models. The results point to a negative and significant relationship between accounting management and the positive tone of the reports, that is, companies with a higher positive tone manage less results. These findings present relevant information as it highlights the quality of the texts contained in the companies' reports.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDiogo de Queiroz Machadopt_BR
dc.subjectGerenciamento de tonspt_BR
dc.subjectGerenciamento de resultadospt_BR
dc.subjectDivulgação voluntáriapt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectPress releasespt_BR
dc.titleGerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeGestión de tono de divulgaciones voluntarias en comunicados de prensa de las sociedades cotizadas en Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva verificar se companhias abertas brasileiras manipulam informações qualitativas mediante gerenciamento de tons. Foram selecionadas 43 empresas pertencentes ao Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), com dados trimestrais entre 2017 e 2018. Os dados referentes a tonalidade positiva foram formatados mediante classificação de palavras de Loughran e McDonald (2011), retiradas dos press releases divulgados voluntariamente pelas companhias e analisados pelo software Atlas.ti8. O índice foi regredido contra os accruals discricionários obtidos em dois modelos de gerenciamento de resultados. Os resultados apontam para relação negativa e significativa entre o gerenciamento contábil e a tonalidade positiva dos relatórios, ou seja, companhias com maior tom positivo gerenciam menos resultados. Esses achados apresentam informações relevantes por evidenciar a qualidade dos textos contidos nos relatórios das companhias.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo verificar si las empresas públicas brasileñas manipulan información cualitativa a través de la gestión del tono. Se seleccionaron 43 empresas pertenecientes a Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), con datos trimestrales entre 2017 y 2018. Los datos relacionados con el tono positivo fueron formateados por clasificación de palabras por Loughran y McDonald (2011), tomados de los comunicados de prensa publicados voluntariamente por las compañías y analizados por Software Atlas.ti8. El índice retrocedió contra las acumulaciones discrecionales obtenidas en dos modelos de gestión de ganancias. Los resultados apuntan a una relación negativa y significativa entre la gestión contable y el tono positivo de los informes, es decir, las empresas con un tono positivo más alto manejan menos resultados. Estos hallazgos presentan información relevante ya que destaca la calidad de los textos contenidos en los informes de las empresas.pt_BR
dc.title.enTone management of volunteer disclosures in Brazilian public companies press releasespt_BR
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_pvssouza.pdf551,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2020_art_pvssouza (English).pdf560,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.