Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52490
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | As contribuições da metáfora para a construção da autoria em produções textuais |
Autor : | Silva, Leosmar Aparecido da Santos, Guitemberg Marques |
Palabras clave : | Autoria;Metáfora;Produção textual;Ensino |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Linguagem em Foco |
Citación : | SILVA, Leosmar Aparecido da; SANTOS, Guitemberg Marques. As contribuições da metáfora para a construção da autoria em produções textuais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 10, n. 2, p. 37-49, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria. |
Abstract: | The studies on authorship agree with the idea that, unlike the dispersed and affected by ideologies subject, the subject-author, using the metaphor as a resource, organizes the dispersion that is established in the language, is inserted in the culture and assumes a position in society in relation to how he says and in relation to what he says. So, this text aims to analyze the presence of the metaphor in textual productions of high school students as one of the means of the manifestation of signs of authorship, which enables the student author to take a position in the social space. We collected 30 textual productions of third grade students and we analyzed the presence of metaphors. The data revealed that high school students use both metaphors automated by thought, inserted in culture and routinized by use, as well as metaphors metacognitively monitored at the time of textual production. Works of this nature contribute to focus the modes of manifestation of authorship. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52490 |
ISSN : | 2674-8266 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_lasilvagmsantos.pdf | 344,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.