Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Leosmar Aparecido da-
dc.contributor.authorSantos, Guitemberg Marques-
dc.date.accessioned2020-06-20T03:45:47Z-
dc.date.available2020-06-20T03:45:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Leosmar Aparecido da; SANTOS, Guitemberg Marques. As contribuições da metáfora para a construção da autoria em produções textuais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 10, n. 2, p. 37-49, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52490-
dc.description.abstractThe studies on authorship agree with the idea that, unlike the dispersed and affected by ideologies subject, the subject-author, using the metaphor as a resource, organizes the dispersion that is established in the language, is inserted in the culture and assumes a position in society in relation to how he says and in relation to what he says. So, this text aims to analyze the presence of the metaphor in textual productions of high school students as one of the means of the manifestation of signs of authorship, which enables the student author to take a position in the social space. We collected 30 textual productions of third grade students and we analyzed the presence of metaphors. The data revealed that high school students use both metaphors automated by thought, inserted in culture and routinized by use, as well as metaphors metacognitively monitored at the time of textual production. Works of this nature contribute to focus the modes of manifestation of authorship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAs contribuições da metáfora para a construção da autoria em produções textuaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lasilvagmsantos.pdf344,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.