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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva |
Autor : | Griboski, Cláudia Maffini Alves, Denise de Oliveira Barbosa, Kátia Aparecida Marangon Baptista, Claudio Roberto Mantoan, Maria Teresa Eglér Almeida, Maria Amélia Figueiredo, Rita Vieira de Quadros, Ronice Müller de Freitas, Soraia Napoleão Dutra, Claudia Pereira Osório, Antônio Carlos do Nascimento Manzini, Eduardo José Fleith, Denise de Souza |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Prática discriminatória;Escola;Educação especial |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | Inclusão: Revista de Educação Especial |
Citación : | GRIBOSKI, cláudia Maffini; ALVES, Denise de Oliveira; BARBOSA, Kátia Aparecida Marangon; BAPTISTA, Claudio Roberto; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ALMEIDA, Maria Amélia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; QUADROS, Ronice Müller de; FREITAS, Soraia Napoleão; DUTRA, Claudia Pereira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; MANZINI, Eduardo José; FLEITH, Denise de Souza. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), edição especial, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008. |
Resumen en portugués brasileño: | O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470 |
ISSN : | 1808-8899 |
Aparece en las colecciones: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
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