Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Griboski, Cláudia Maffini | - |
dc.contributor.author | Alves, Denise de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Kátia Aparecida Marangon | - |
dc.contributor.author | Baptista, Claudio Roberto | - |
dc.contributor.author | Mantoan, Maria Teresa Eglér | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Amélia | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rita Vieira de | - |
dc.contributor.author | Quadros, Ronice Müller de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Soraia Napoleão | - |
dc.contributor.author | Dutra, Claudia Pereira | - |
dc.contributor.author | Osório, Antônio Carlos do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Manzini, Eduardo José | - |
dc.contributor.author | Fleith, Denise de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T19:27:54Z | - |
dc.date.available | 2020-06-19T19:27:54Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | GRIBOSKI, cláudia Maffini; ALVES, Denise de Oliveira; BARBOSA, Kátia Aparecida Marangon; BAPTISTA, Claudio Roberto; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ALMEIDA, Maria Amélia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; QUADROS, Ronice Müller de; FREITAS, Soraia Napoleão; DUTRA, Claudia Pereira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; MANZINI, Eduardo José; FLEITH, Denise de Souza. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), edição especial, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-8899 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Inclusão: Revista de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática discriminatória | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_art_rvfigueiredoacnosorio.pdf | 451,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.