Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52434
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensino |
Autor(es): | Torres, Fábio Fernandes Silva, Izabel Larissa Lucena |
Palavras-chave: | Sociolinguística;Ensino de Língua Portuguesa;Ensino de língua materna;Diversidade linguística |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Linguagem em Foco |
Citação: | TORRES, Fábio Fernandes; SILVA,Izabel Larissa Lucena. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensino. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 11, n. 2, p.154-171, 2019. |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil tem passado por mudanças graduais, com a universalização da educação básica, as contribuições da linguística moderna e inserção do livro didático nas escolas públicas. Contudo, essas mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma abordagem que reconheça a língua como uma realidade heterogênea, cultivando-se, em sala de aula, a ideia da norma padrão como única realidade linguística possível. Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da formação histórica do português brasileiro (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), as contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), e propor atividades para o tratatamento da variação que leve ao reconhecimento e consciência da diversidade linguística. |
Abstract: | The teaching of Portuguese as a mother language in Brazil has gone through gradual changes, with the universalization of basic education, the contributions of modern linguistics and the insertion of textbooks in public schools. However, these changes have not yet been sufficient to guarantee an approach that recognizes language as a heterogeneous reality, cultivating, in the classroom, the idea of the standard norm as the only possible linguistic reality. This paper aims to discuss, based on the historical formation of Brazilian Portuguese (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), the contributions of sociolinguistics to the teaching of Portuguese (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), and propose activities to deal with the variation that leads to the recognition and awareness of linguistic diversity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52434 |
ISSN: | 2674-8266 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_fftorresillsilva.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.