Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52434
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensino |
Authors: | Torres, Fábio Fernandes Silva, Izabel Larissa Lucena |
Keywords: | Sociolinguística;Ensino de Língua Portuguesa;Ensino de língua materna;Diversidade linguística |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Linguagem em Foco |
Citation: | TORRES, Fábio Fernandes; SILVA,Izabel Larissa Lucena. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensino. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 11, n. 2, p.154-171, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil tem passado por mudanças graduais, com a universalização da educação básica, as contribuições da linguística moderna e inserção do livro didático nas escolas públicas. Contudo, essas mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma abordagem que reconheça a língua como uma realidade heterogênea, cultivando-se, em sala de aula, a ideia da norma padrão como única realidade linguística possível. Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da formação histórica do português brasileiro (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), as contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), e propor atividades para o tratatamento da variação que leve ao reconhecimento e consciência da diversidade linguística. |
Abstract: | The teaching of Portuguese as a mother language in Brazil has gone through gradual changes, with the universalization of basic education, the contributions of modern linguistics and the insertion of textbooks in public schools. However, these changes have not yet been sufficient to guarantee an approach that recognizes language as a heterogeneous reality, cultivating, in the classroom, the idea of the standard norm as the only possible linguistic reality. This paper aims to discuss, based on the historical formation of Brazilian Portuguese (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), the contributions of sociolinguistics to the teaching of Portuguese (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), and propose activities to deal with the variation that leads to the recognition and awareness of linguistic diversity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52434 |
ISSN: | 2674-8266 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_art_fftorresillsilva.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.