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dc.contributor.authorTorres, Fábio Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Izabel Larissa Lucena-
dc.date.accessioned2020-06-18T04:01:20Z-
dc.date.available2020-06-18T04:01:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTORRES, Fábio Fernandes; SILVA,Izabel Larissa Lucena. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensino. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 11, n. 2, p.154-171, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52434-
dc.description.abstractThe teaching of Portuguese as a mother language in Brazil has gone through gradual changes, with the universalization of basic education, the contributions of modern linguistics and the insertion of textbooks in public schools. However, these changes have not yet been sufficient to guarantee an approach that recognizes language as a heterogeneous reality, cultivating, in the classroom, the idea of the standard norm as the only possible linguistic reality. This paper aims to discuss, based on the historical formation of Brazilian Portuguese (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), the contributions of sociolinguistics to the teaching of Portuguese (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), and propose activities to deal with the variation that leads to the recognition and awareness of linguistic diversity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
dc.titleContribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa: entre normas, variação e ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil tem passado por mudanças graduais, com a universalização da educação básica, as contribuições da linguística moderna e inserção do livro didático nas escolas públicas. Contudo, essas mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma abordagem que reconheça a língua como uma realidade heterogênea, cultivando-se, em sala de aula, a ideia da norma padrão como única realidade linguística possível. Este artigo tem por objetivo discutir, a partir da formação histórica do português brasileiro (LUCCHESI, 2009; MATOS E SILVA, 2004), as contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa (BORTONI-RICARDO, 2005; BAGNO, 2002, FARACO, 2008), e propor atividades para o tratatamento da variação que leve ao reconhecimento e consciência da diversidade linguística.pt_BR
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