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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52408
Tipo: | Tese |
Título: | História e filosofia das ciências na licenciatura em ciências biológicas: uma análise crítica |
Autor(es): | Soares, Maria Elba |
Orientador: | Carneiro, Claudia Christina Bravo e Sá |
Coorientador: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave: | História e Filosofia das Ciências;Currículo;Formação Docente |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOARES, Maria Elba. História e filosofia das ciências na licenciatura em ciências biológicas: uma análise crítica.2019. 172f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as ideias da História e Filosofia da Ciência (HFC) se integram ao currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de modo a permitir práticas de ensino integradas e contextualizadas. Para isso, assumiu-se uma abordagem qualitativa e, para o levantamento de dados, consulta a documentos, as vozes dos professores em entrevistas semiestruturadas e observações de aulas. Os dados foram analisados pela metodologia da Análise Textual Discursiva - ATD (Moraes & Galiazzi, 2011), que consta da subdivisão dos dados em quatro componentes integrados entre si: desconstrução do corpus, unitarização, categorização e escrita de um metatexto. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Ceará, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscando elementos de HFC na formação inicial dos licenciandos, através das concepções expostas pelos professores participantes, a análise das aulas de disciplinas escolhidas de acordo com o objeto pesquisado, bem como conhecendo a noção de enfoque histórico-filosófico apresentada nos documentos. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a inserção da HFC na formação docente e no Ensino de Ciências, como Matthews, (1990;1995;2004), Peduzzi, (2001;2012), Martins, (1990; 2004; 2007;2008), Forato, (2011; 2012), Silva (2006), entendendo ciência como uma construção humana e desenvolvida em um contexto histórico-social. Também para debater a base conceitual sobre currículo traz-se: Tomás Tadeu da Silva (2010), Flavio Moreira (1994), Sacristan (1999), Paulo Freire (1980b), Alice Ribeiro Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (2011) e Ivor Goodson (1995). Para a discussão do Projeto Político Pedagógico: Frigotto (1994), Gandin (1991) e Vasconcellos (2000), Pimenta (2000). Dessa forma, como resultados, foi possível perceber no discurso dos docentes a importância da reflexão sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência, como recurso didático transversal a todas as disciplinas; em contrapartida é tímida a presença do enfoque histórico-filosófico da ciência nos documentos oficiais e na prática em sala de aula da Licenciatura em Ciências Biológicas. Destaca-se na pesquisa, a defesa de um ensino através de uma abordagem crítica e reflexiva da ciência, em que a HFC pode tornar-se um instrumento de grande valia para possibilitar práticas de ensino contextualizadas, integradas ao contexto histórico, social, político e cultural. |
Abstract: | This research aims to understand, through legal determinations and teaching voices, how the ideas of the History and Philosophy of Science (HFC) integrate into the curriculum of the Degree in Biological Sciences, in order to allow integrated and contextualized teaching practices. . For this, we took a qualitative approach and, for data collection, document consultation, teachers' voices in semi-structured interviews and classroom observations. The data were analyzed by the Discursive Textual Analysis (ATD) methodology (Moraes & Galiazzi, 2011), which consists of subdividing the data into four integrated components: deconstruction of the corpus, unitarization, categorization and writing of a metatext. The research was conducted at the Federal University of Ceará, in the Degree Course in Biological Sciences, seeking elements of HFC in the initial formation of undergraduates, through the conceptions exposed by the participating teachers, the analysis of the classes of subjects chosen according to the researched object. as well as knowing the notion of historical-philosophical approach presented by the documents. The theoretical foundation is based on authors who discuss the insertion of HFC in teacher education and science teaching, such as Matthews, (1990; 1995; 2004), Peduzzi, (2001; 2012), Martins, (1990; 2004; 2007 ; 2008), Forato, (2011; 2012), Silva (2006), understanding science as a human construction and developed in a historical-social context. Also to discuss the conceptual basis about curriculum are: Tomás Tadeu da Silva (2010), Flavio Moreira (1994), Sacristan (1999), Paulo Freire (1980b), Alice Ribeiro Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo (2011) and Ivor Goodson (1995). For the discussion of the Pedagogical Political Project: Frigotto (1994), Gandin (1991) and Vasconcellos (2000), Pimenta (2000). Thus, as a result, it is possible to perceive in the teachers' discourse the importance of reflection on the insertion of the History and Philosophy of Science, as a didactic resource transversal to all subjects; On the other hand, the presence of the historical-philosophical approach of science in the official documents and in the classroom practice of the Degree in Biological Sciences is timid. Research highlights the defense of teaching through a critical and reflexive approach to science, where HFC can become a valuable tool to enable contextualized teaching practices, integrated into the historical, social, political and cultural context. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52408 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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