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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Chocolat e Minha Terra África: reflexões sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonial
Título en inglés: Chocolat and White Material: reflections on identity and belonging in a post-colonial context
Autor : Andrade, Catarina Amorim de Oliveira
Palabras clave : Denis, Claire, 1948-;Cinema intercultural;Identidade;Memória;Pós-colonialismo
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
Citación : ANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira. Chocolat e Minha Terra África: reflexões sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonial. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 55-73, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo se interessa por uma reflexão sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonial a partir dos filmes da cineasta francesa Claire Denis: Chocolat (1988) e Minha terra África (2009). As duas obras nos parecem centrais para ampliar discussão de identidade e pertencimento no mundo pós-colonial, pois ambas dizem respeito a um “corpo estrangeiro” que busca seu lugar, suas protagonistas se interrogam sobre ser Outro; enquanto a noção de fronteira – seja geográfica ou não – se faz pano de fundo das suas histórias. Para tanto, tomamos esses filmes dentro da perspectiva do cinema intercultural (MARKS, 2000) a fim de compreender como se estabelecem as relações de identidade e pertencimento em um contexto pós-colonial, a partir das histórias individuais dos personagens articuladas a histórias e memória culturais
Abstract: This paper is interested in a reflection on identity and belonging in a postcolonial context from the films of the French filmmaker Claire Denis: Chocolat (1988) and White Material (2009). The two works seem to us central to expanding discussion of identity and belonging in the postcolonial world, since both relate to a “foreign body” that seeks its place, its protagonists question themselves about being Other; while the notion of frontier - whether geographical or not - becomes the backdrop to their stories. To do so, we take these films from the perspective of intercultural cinema (MARKS, 2000) in order to understand how the relations of identity and belonging are established in a postcolonial context, from the individual stories of the characters articulated to cultural stories and memories.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52087
ISSN : 2594-5491
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

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