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dc.contributor.authorAndrade, Catarina Amorim de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-06-03T01:05:46Z-
dc.date.available2020-06-03T01:05:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira. Chocolat e Minha Terra África: reflexões sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonial. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 55-73, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52087-
dc.description.abstractThis paper is interested in a reflection on identity and belonging in a postcolonial context from the films of the French filmmaker Claire Denis: Chocolat (1988) and White Material (2009). The two works seem to us central to expanding discussion of identity and belonging in the postcolonial world, since both relate to a “foreign body” that seeks its place, its protagonists question themselves about being Other; while the notion of frontier - whether geographical or not - becomes the backdrop to their stories. To do so, we take these films from the perspective of intercultural cinema (MARKS, 2000) in order to understand how the relations of identity and belonging are established in a postcolonial context, from the individual stories of the characters articulated to cultural stories and memories.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectDenis, Claire, 1948-pt_BR
dc.subjectCinema interculturalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titleChocolat e Minha Terra África: reflexões sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo se interessa por uma reflexão sobre identidade e pertencimento em contexto pós-colonial a partir dos filmes da cineasta francesa Claire Denis: Chocolat (1988) e Minha terra África (2009). As duas obras nos parecem centrais para ampliar discussão de identidade e pertencimento no mundo pós-colonial, pois ambas dizem respeito a um “corpo estrangeiro” que busca seu lugar, suas protagonistas se interrogam sobre ser Outro; enquanto a noção de fronteira – seja geográfica ou não – se faz pano de fundo das suas histórias. Para tanto, tomamos esses filmes dentro da perspectiva do cinema intercultural (MARKS, 2000) a fim de compreender como se estabelecem as relações de identidade e pertencimento em um contexto pós-colonial, a partir das histórias individuais dos personagens articuladas a histórias e memória culturaispt_BR
dc.title.enChocolat and White Material: reflections on identity and belonging in a post-colonial contextpt_BR
Appears in Collections:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

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