Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52051
Type: Artigo de Periódico
Title: Panoramas de fragmentos móveis, Ou visões gémeas de (des)pertença na obra de Mónica de Miranda
Title in English: Panoramic in moving fragments, or Mónica de Miranda’s twin visions of (un)belonging
Authors: Oliveira, Ana Balona de
Keywords: Angola - Arte contemporânea;Miranda, Mónica de, 1962-;Identidades afro-diaspóricas
Issue Date: 2019
Publisher: Vazantes - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: OLIVEIRA, Ana Balona de. Panoramas de fragmentos móveis. Ou visões gêmeas de (des)pertença na obra de Mônica de Miranda. Vazantes - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 5-16, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A partir de uma análise aprofundada da instalação fotográfica e performativa Panorama (2017-2018), de Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), e sem perder de vista as linhas de continuidade e descontinuidade com o seu trabalho anterior, este ensaio examina o modo como uma estética do fragmentar, do mover e do duplicar se constitui como uma ética e uma política do olhar encorpado e situado, da (des)pertença criticamente cosmopolita, e da futuridade partilhada.
Abstract: From an in-depth analysis of the photographic and performative installation Panorama (2017-2018), by Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), and without losing sight of the lines of continuity and discontinuity with her earlier work, this essay examines the way in which an aesthetics of fragmenting, moving and doubling is constituted as an ethics and politics of the bodily and situated gaze, of a critically cosmopolitan (un)belonging, and of a shared futurity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52051
ISSN: 2594-5491
Appears in Collections:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_aboliveira (1).pdf156,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.