Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52051
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Panoramas de fragmentos móveis, Ou visões gémeas de (des)pertença na obra de Mónica de Miranda
Título em inglês: Panoramic in moving fragments, or Mónica de Miranda’s twin visions of (un)belonging
Autor(es): Oliveira, Ana Balona de
Palavras-chave: Angola - Arte contemporânea;Miranda, Mónica de, 1962-;Identidades afro-diaspóricas
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: OLIVEIRA, Ana Balona de. Panoramas de fragmentos móveis. Ou visões gêmeas de (des)pertença na obra de Mônica de Miranda. Vazantes - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 5-16, 2019.
Resumo: A partir de uma análise aprofundada da instalação fotográfica e performativa Panorama (2017-2018), de Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), e sem perder de vista as linhas de continuidade e descontinuidade com o seu trabalho anterior, este ensaio examina o modo como uma estética do fragmentar, do mover e do duplicar se constitui como uma ética e uma política do olhar encorpado e situado, da (des)pertença criticamente cosmopolita, e da futuridade partilhada.
Abstract: From an in-depth analysis of the photographic and performative installation Panorama (2017-2018), by Mónica de Miranda (Portugal, Angola, 1976), and without losing sight of the lines of continuity and discontinuity with her earlier work, this essay examines the way in which an aesthetics of fragmenting, moving and doubling is constituted as an ethics and politics of the bodily and situated gaze, of a critically cosmopolitan (un)belonging, and of a shared futurity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52051
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_aboliveira (1).pdf156,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.