Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51844
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Relação familia e escola como uma perspectiva de melhoria na aprendizagem |
Autor : | Furtado, Françoerbe Barbosa Medeiros, Jarles Lopes de |
Palabras clave : | Família;Escola;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFC |
Citación : | FURTADO, Françoerbe Barbosa; MEDEIROS, Jarles Lopes de. Relação familia e escola como uma perspectiva de melhoria na aprendizagem. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 698-712. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender a relação família-escola e as implicações da mesma na melhoria do processo ensino e aprendizagem. Atualmente, existe um conflito entre as duas instituições, uma acusação mútua a partir da qual a família acusa a escola de não cumprir suas funções educativas, ao mesmo tempo em que os professores reclamam a ausência dos pais. Percebeu-se neste trabalho, que sem a colaboração da família com a escola, há um retrocesso na aprendizagem tendo em vista que a mesma depende, dentre outros fatores internos e externos à instituição educativa, do apoio e acompanhamento familiar. O estudo mostra com evidência, a partir de dados coletados em capo durante as entrevistas, o desinteresse, aliado à falta de tempo, que os pais manifestaram para com a formação escolar de seus filhos. Dessa forma, os resultados apontam que, independente dos fatores negativos, como ausência e/ou negligência da família, a escola, como instituição que preconiza a educação como forma de humanização, deve promover ações que viabilizem uma harmoniosa relação com a família, promulgando estratégicas para atrair os pais dos alunos a cooperarem no processo educativo. De uma forma geral, é pretensão deste artigo contribuir para que as instituições família e escola caminhem associadas. Por esta vertente, buscou-se suscitar reflexões acerca da escola que temos e a escola que queremos, a partir da sua relação com a família, com foco na aprendizagem significativa. O estudo possui natureza qualitativa, com uma abordagem teórica articulada a dados coletados com entrevistas semiestruturas direcionadas aos professores e gestores, bem como 25 pais de alunos de uma escola estadual de Ensino Médio localizada na cidade de Trairi-Ceará. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51844 |
ISSN : | 2237-2229 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_fbfurtado.pdf | 344,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.