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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Furtado, Françoerbe Barbosa | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Jarles Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T12:47:11Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T12:47:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Françoerbe Barbosa; MEDEIROS, Jarles Lopes de. Relação familia e escola como uma perspectiva de melhoria na aprendizagem. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 698-712. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51844 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Relação familia e escola como uma perspectiva de melhoria na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como objetivo compreender a relação família-escola e as implicações da mesma na melhoria do processo ensino e aprendizagem. Atualmente, existe um conflito entre as duas instituições, uma acusação mútua a partir da qual a família acusa a escola de não cumprir suas funções educativas, ao mesmo tempo em que os professores reclamam a ausência dos pais. Percebeu-se neste trabalho, que sem a colaboração da família com a escola, há um retrocesso na aprendizagem tendo em vista que a mesma depende, dentre outros fatores internos e externos à instituição educativa, do apoio e acompanhamento familiar. O estudo mostra com evidência, a partir de dados coletados em capo durante as entrevistas, o desinteresse, aliado à falta de tempo, que os pais manifestaram para com a formação escolar de seus filhos. Dessa forma, os resultados apontam que, independente dos fatores negativos, como ausência e/ou negligência da família, a escola, como instituição que preconiza a educação como forma de humanização, deve promover ações que viabilizem uma harmoniosa relação com a família, promulgando estratégicas para atrair os pais dos alunos a cooperarem no processo educativo. De uma forma geral, é pretensão deste artigo contribuir para que as instituições família e escola caminhem associadas. Por esta vertente, buscou-se suscitar reflexões acerca da escola que temos e a escola que queremos, a partir da sua relação com a família, com foco na aprendizagem significativa. O estudo possui natureza qualitativa, com uma abordagem teórica articulada a dados coletados com entrevistas semiestruturas direcionadas aos professores e gestores, bem como 25 pais de alunos de uma escola estadual de Ensino Médio localizada na cidade de Trairi-Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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