Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51816
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Enfoque integrado de educação: abordagem Santiana |
Authors: | Moura, Maíra Maia de Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Keywords: | João dos Santos;Abordagem Santiana;Educação |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFC |
Citation: | MOURA, Maíra Maia de; HOLANDA, Patrícia Helena de Carvalho Holanda. Enfoque integrado de educação: abordagem Santiana. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 543-551. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa a ser desenvolvida busca entender o enfoque integrado de educação proposto por João dos Santos. Tem por aporte a abordagem da Pedagogia Terapêutica de João dos Santos e interage com alguns teóricos que contribuem para as discussões: Carvalho e Branco (2010), João dos Santos (1983), Holanda (2014; 2016; 1998) . João dos Santos trata a infância como um período de grande importância para o desenvolvimento psíquico, devido à dimensão afetiva dos indivíduos nele envolvida, no campo da saúde mental e da educação. Defende que a educação é tarefa de várias instituições, não se restringindo à família nuclear e à escola, porque depende de experiências obtidas junto à família alargada e outros laços sociais. Envolve uma metodologia de base qualitativa bibliográfica, onde o conhecimento aprofundado do teórico acima mencionado será o ponto de partida para abordar a temática enfocada e dela apontar reflexões que lide com os dilemas da educação, nas dimensões cognitiva, afetiva e social. |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51816 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mmmoura.pdf | 358,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.