Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51816
Tipo: Artigo de Evento
Título : Enfoque integrado de educação: abordagem Santiana
Autor : Moura, Maíra Maia de
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palabras clave : João dos Santos;Abordagem Santiana;Educação
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFC
Citación : MOURA, Maíra Maia de; HOLANDA, Patrícia Helena de Carvalho Holanda. Enfoque integrado de educação: abordagem Santiana. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 543-551. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa a ser desenvolvida busca entender o enfoque integrado de educação proposto por João dos Santos. Tem por aporte a abordagem da Pedagogia Terapêutica de João dos Santos e interage com alguns teóricos que contribuem para as discussões: Carvalho e Branco (2010), João dos Santos (1983), Holanda (2014; 2016; 1998) . João dos Santos trata a infância como um período de grande importância para o desenvolvimento psíquico, devido à dimensão afetiva dos indivíduos nele envolvida, no campo da saúde mental e da educação. Defende que a educação é tarefa de várias instituições, não se restringindo à família nuclear e à escola, porque depende de experiências obtidas junto à família alargada e outros laços sociais. Envolve uma metodologia de base qualitativa bibliográfica, onde o conhecimento aprofundado do teórico acima mencionado será o ponto de partida para abordar a temática enfocada e dela apontar reflexões que lide com os dilemas da educação, nas dimensões cognitiva, afetiva e social.
URI : 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51816
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_mmmoura.pdf358,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.