Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51726
Tipo: Artigo de Evento
Título : A importância do ambiente para a educação bilíngue infantil: um estudo exploratório
Autor : Maruyama, Gabriela Alencar
Palabras clave : Educação Infantil;Ensino/aprendizagem - línguas;Bilinguismo
Fecha de publicación : 2018
Editorial : EDUFMA
Citación : MARUYAMA, Gabriela Alencar. A importância do ambiente para a educação bilíngue infantil: um estudo exploratório. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 2., 8-10. ago. 2018. São Luis (MA), Anais... São Luis (MA): EDUFMA, 2018. p.176-184. Tema: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura.
Resumen en portugués brasileño: Embora a procura por escolas bilingues de educação infantil venha aumentando em São Luís/MA, ainda são poucos os estudos voltados para a formação dos profissionais que atuam nessa área, assim como aqueles que têm foco na construção de um ambiente que favoreça esse processo de educação bilíngue. Objetivamos, no presente estudo, esclarecer o ensino/aprendizagem de segunda língua para crianças na primeira infância, com base nas ideias de Krashen (1985) para a sala de aula. Fundamentamo-nos também nos conceitos de língua materna (MUES,1970), segunda língua (BALBONI, 1995), assim como na teoria de Lenneberg (1967) sobre o período crítico da aprendizagem infantil e na diferenciação entre segunda língua e língua estrangeira estabelecida por Elis (1986). Nessa pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória, propomos um guia que facilite a elaboração e uso de estratégias adequadas a essa faixa etária (primeira infância), considerados os conceitos de língua, bilinguismo e aquisição. Temos a expectativa de que os resultados alcançados contribuam para um melhor aproveitamento no ensino/aprendizagem nasala de aula bilíngue, por parte tanto dos professores quanto dos alunos, colaborando para a criação de um ambiente bilíngue e trabalhando tanto o desenvolvimento linguístico quanto aquelas áreas de desenvolvimento infantil previstas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51726
ISBN : 978-85-7862-785-0
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_gamaruyama.pdf366,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.