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dc.contributor.authorMaruyama, Gabriela Alencar-
dc.date.accessioned2020-05-14T14:51:21Z-
dc.date.available2020-05-14T14:51:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARUYAMA, Gabriela Alencar. A importância do ambiente para a educação bilíngue infantil: um estudo exploratório. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 2., 8-10. ago. 2018. São Luis (MA), Anais... São Luis (MA): EDUFMA, 2018. p.176-184. Tema: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-785-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51726-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem - línguaspt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleA importância do ambiente para a educação bilíngue infantil: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEmbora a procura por escolas bilingues de educação infantil venha aumentando em São Luís/MA, ainda são poucos os estudos voltados para a formação dos profissionais que atuam nessa área, assim como aqueles que têm foco na construção de um ambiente que favoreça esse processo de educação bilíngue. Objetivamos, no presente estudo, esclarecer o ensino/aprendizagem de segunda língua para crianças na primeira infância, com base nas ideias de Krashen (1985) para a sala de aula. Fundamentamo-nos também nos conceitos de língua materna (MUES,1970), segunda língua (BALBONI, 1995), assim como na teoria de Lenneberg (1967) sobre o período crítico da aprendizagem infantil e na diferenciação entre segunda língua e língua estrangeira estabelecida por Elis (1986). Nessa pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória, propomos um guia que facilite a elaboração e uso de estratégias adequadas a essa faixa etária (primeira infância), considerados os conceitos de língua, bilinguismo e aquisição. Temos a expectativa de que os resultados alcançados contribuam para um melhor aproveitamento no ensino/aprendizagem nasala de aula bilíngue, por parte tanto dos professores quanto dos alunos, colaborando para a criação de um ambiente bilíngue e trabalhando tanto o desenvolvimento linguístico quanto aquelas áreas de desenvolvimento infantil previstas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.pt_BR
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